.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
O processo de ocupação do Distrito de Boa Vista do Cadeado começou em 1876. Em 1886 quando João Raimundo Silva e Cândida Prates da Silva adquiriram a sede da fazenda de Maria Tereza Barbosa de Jesus, a mesma usava um enorme e descomunal cadeado em sua porteira.
Tornando-a fazenda do cadeado Bússola aos colonizadores de Dr. Pestana (1870) e Ijuí.
Passagem obrigatória desta região denominando inclusive de Serra do Cadeado. Após a morte de
seu esposo manuel Moreira de Barros um dos fundadores de Cruz Alta (1822).
Ao vender sua fazenda mudou-se para Lagoa Vermelha, e o casal Gabrielense permaneceu no Grande Cadeado. "Boa Vista", o povoado cresceu em uma bela colina que do alto,enxergava quilômetros de distância a paisagem era digina de uma "boa vista".
Nasce em 1920, Boa Vista do Cadeado.
Em 1848 falece João Amaro na Boa Vista e João Raimundo no Cadeado, sem realizarem seu sonho de construir uma escola aos habitantes da vila. Iracema Lopes da Silva, em 1957, com a ajuda de seu genro Rosber Brandão concretiza o sonho construindo a primeira escola estadual em zona rural, "Escola Estadual Dr. João Raymundo".
Historicamente a área territorial da cidade foi fração de terras primitivas do Brasil imperial e Distrito mais antigo das missões.
Sua tradição histórica foi marcada por lutas entre colonizadores portugueses e espanhóis, na disputa pelo continente. Sua conquista política na evolução história da expansão territorial portuguesa.
A região dos pampas riograndenses, entre elas, o antigo território indígena aqui constituído, esteve presente em numerosos fatos e situações conflitantes entre portugueses e espanhóis, ainda antes do período colonial e, depois das frentes de expansaão e missões religiosas.
A despeito de ter sido um divisor de águas para as comunidades indígenas, somente o Tratado de Santo Idelfonso, efetivamente estabeleceu os limites aceitos ao de Madri, firmando com território português a região que hoje é chamada de Boa Vista do Cadeado.
Elevado à categoria de município com a denominação de Boa Vista do Cadeado, pela Lei Estadual nº 10739, de 16-04-1996, desmembrado de Cruz Alta, Ijuí e Augusto Pestana. Sede no antigo Distrito de Cadeado, atual Boa Vista do cadeado. Constituído do Distrito Sede. Instalado em 01-01-2001.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Em Lei Municipal sob nr. 052/2001 datada de 05-06-2001 Criou os seguintes distritos: BOA VISTA (Sede), CADEADO, FAXINAL, PONTE QUEIMADA, CAPELA, FORMIGUEIRO e RINCÃO DO TIGRE.
População estimada 2015 (1) 2.523
População em 2010: 2.441
Área da unidade territorial (km²): 700,533
Densidade demográfica (hab/km²): 3,48
Código do Município 4302220
Gentílico: Cadeadense
.
.
.
.